Table of Contents Table of Contents
Previous Page  420 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 420 / 2428 Next Page
Page Background

420

EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

serções e trajetórias pedagógicas, formativas e sociais dos

sujeitos envolvidos.

A condução da formação dos futuros educadores para

atuar na escola do e no campo, vem sendo pautado na pers-

pectiva de que o egresso deste curso precisa ser capaz de

utilizar os conhecimentos das Ciências da Natureza cons-

truídos por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, para

compreender e transformar o contexto sócio-político do seu

meio

4

. Para tanto, enfatizamos que a formação inicial neste

curso, tem seu embasamento na teoria de Paulo Freire com

os seguintes princípios: problematização, diálogo, contex-

tualização, autonomia, relação teoria-prática, conscientiza-

ção, emancipação. Na intencionalidade e na provisoriedade

desta reflexão crítica, temos o cuidado de considerar que

tanto os formadores como os que estão em processo de for-

mação inicial são

sujeitos

singulares, que recebem e exercem

influências do e no meio social, político, econômico, cultural

e educacional.

DESAFIOS À EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO

A Educação do e no Campo é um fenômeno histórico,

social e educacional, que vem sendo construído com muito

esforço nas últimas décadas no Brasil, pelos trabalhadores

do campo e seus movimentos sociais, buscando garantia ao

direito à educação. Uma Educação do e no Campo que tem

seus saberes, sua organização, comprometida em formar

sujeitos autônomos, integrados pela coletividade e eman-

cipação, onde a práxis libertadora torna-se o caminhar de

suas ações.

Nosso educador, Paulo Freire tem contribuído muito

com a formação de professores do e no Campo, focalizan-

do a reflexão entre explorados e exploradores. Para Freire, a

Educação deveria ser reinventada. Transformar a educação

ligada aos interesses do mercado, de exploração e domi-

4

Ex-certo referenciado no PPC do curso Interdisciplinar em Educação do

Campo: Ciências da Natureza, item “perfil do egresso”, elaborado em 2012

(p. 37).