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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Palavras-chave:

Educação do Campo; Formação de Profes-

sores; Pedagogia freireana; Emancipação.

INTRODUÇÃO

O presente estudo tem em vista “referenciar os de-

safios da formação de professores para atuar na Educação

do Campo na perspectiva da pedagogia freireana”. Neste

trabalho, procuramos destacar algumas possibilidades de

articular os princípios da pedagogia freireana ao processo

de formação inicial de educadores para exercer a docência

em escolas do e no campo. Cabe-nos salientar que, embora

haja diretrizes para a política pública – Educação do Campo,

bem como para a formação de professores para a singular

modalidade em pauta, o que se tem verificado é que ainda

não se consegue fazer o enfrentamento adequado ao pro-

cesso estático e rígido da educação “tradicional”.

Nesse sentido, entendemos ser possível evocar alguns

princípios da pedagogia freireana, que podem contribuir com

a formação de professores que estejam sensíveis à realidade

de vida do campo, cientes de suas necessidades e do fortale-

cimento do processo educativo que diga da importância e da

busca da dignificação da vida nas comunidades camponesas,

que produzem sua vida por meio da agricultura familiar.

Para fazer frente ao pouco incentivo à manutenção

das escolas do e no campo e da própria permanência do ho-

mem no campo, a pedagogia freireana nos possibilita inferir

que aos docentes para atuar nestes espaços, necessitam de

uma formação que tenha como base os princípios: proble-

matização, diálogo, contextualização, autonomia, relação

teoria-prática, conscientização, emancipação. Atuar como

professor problematizador da realidade significa mobilizar

os saberes do cotidiano e/ou da experiência, no sentido da

construção de novos conhecimentos, haja vista que “[...] en-

sinar não é

transferir conhecimento

, mas criar as possibilida-

des para a sua produção ou sua construção” (FREIRE, 2004,

p. 22, grifo do autor).