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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:

RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

Neste breve estudo, ao discutirmos a formação do

professor para atuar na escola do e no campo, elegemos al-

gumas possibilidades de articulações desta formação inicial

com a pedagogia de Paulo Freire, entre elas destacamos: os

desafios postos à educação do campo; os diálogos possíveis

da educação do campo com a pedagogia freireana e; os diá-

logos cabíveis no processo de formação de docentes com a

pedagogia freireana.

METODOLOGIA

Neste texto apresentamos um recorte reflexivo-crítico,

trazendo algumas inferências da pedagogia freireana acerca

da formação de professores para a atuação na educação do

campo, tendo como referência o curso Interdisciplinar em

Educação do Campo: Ciências da Natureza, da Universidade

Federal da Fronteira Sul – UFFS,

campus

Erechim. O principal

objetivo do curso citado consiste em “desenvolver o proces-

so de formação inicial para o educador do

campo, de modo

que esteja capacitado para engajar-se aos desafios que se

enlaçam à educação e à vida do e no campo, dialogando e

mobilizando os sujeitos para que se assumam consciente e

politicamente como

sujeitos históricos e de direitos”

3

. Cer-

tamente, o objetivo nos possibilita inferir que a pedagogia

freireana, traz princípios relevantes para organizar situações

formativas aos futuros professores, para que realmente pos-

sam

engajar nas lutas históricas do povo do camponês. Na

condição de professores do curso, procuramos conduzir as

reflexões no horizonte epistemológico da pedagogia frei-

reana, considerando as dimensões, pedagógica, social, polí-

tica, econômica e cultural da realidade do campo. Ao olhar

o processo formativo implementado neste curso, buscamos

em Minayo et al (2007), a referência de que a observação

participante, enquanto procedimento metodológico de co-

leta de dados, favorece a aproximação do investigador com

o objeto de estudo, sem perder de vista as diferentes in-

3

Objetivo geral do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências

da Natureza, referenciado no seu PPC, elaborado em 2012 (p. 36).