Table of Contents Table of Contents
Previous Page  353 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 353 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

353

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

realidade, muitos de nossos/as alunos/as são nascidos no

campo. Essas condições afetam diretamente o acesso à edu-

cação, já que boa parte dos/as estudantes deixou de estudar

no tempo regular para exercer trabalho desde a adolescên-

cia, ou até mesmo na infância. Infelizmente, os/as mora-

dores/as do nosso município também enfrentam a pouca

oferta de equipamentos na área de cultura, sendo que as

redes educativas públicas (federal, municipal e estadual)

destacam-se como polos provedores de formação cultural.

Nesse sentido, o IFSul cumpre um papel muito relevante na

promoção de atividades e processos educativos diferencia-

dos. Além disso, cabe ressaltar que 78% de nosso público

discente, em 2017, são mulheres, com idade de 35 a 45 anos,

afastadas da escolarização formal há cerca de 10 anos. Nes-

se sentido, atuar como docente em um ambiente marcado

por processos de exclusão econômica e de gênero exige, ao

meu ver, iniciativas de empoderamento e fortalecimento da

identidade discente.

Como possível reflexo desse cenário social, os/as alu-

nos/as trazem consigo o raro ou pouco hábito de leitura e

escrita de textos literários. Por isso, um dos principais desa-

fios é criar uma cultura de consumo e valorização da litera-

tura, mostrando o prazer que a experiência estética pode

causar. Em relação ao conhecimento linguístico, mesmo que

o cenário social seja muito similar, é possível, entretanto,

perceber que cada pessoa traz consigo um diferente per-

curso de aprendizagem.

OBJETIVOS

Como projeto educativo,

Histórias que merecem ser

contadas

constitui-se com conjunto de ações construídas ao

longo do quarto semestre do curso Técnico Integrado em

Administração – modalidade Proeja- e tem como objetivos:

a) Valorizar as experiências de vida dos/as alunos/as,

através da narrativa de uma história pessoal rele-

vante;