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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

professores formadores dos CL, bem como aos acadêmicos:

estudar a EP e a EJA, seus aspectos históricos e teórico-me-

todológicos, e, no contexto delas, as especificidades do

PROEJA.

EP E EJA: UMA DISCIPLINA NA MATRIZ CURRICULAR

DAS LICENCIATURAS NO IFFAR

A Matriz Curricular (MC) dos Cursos de Licenciatura do

IFFar contam com disciplinas de Formação Específica (FE),

Pedagógica (FP) e Básica (FB), além de Práticas enquanto

Componente Curricular (PeCC) e Estágio Curricular Super-

visionado (ECS). No rol de disciplinas da FP consta “Educa-

ção Profissional e EJA”, espaço-tempo que nos possibilita

dialogar sobre a temática deste texto na formação de pro-

fessores. De acordo com a ementa da disciplina é possível

desenvolver um diálogo completo, perpassando por ques-

tões históricas, conceituais e teórico-metodológicas sobre a

temática em questão:

Trabalho, educação, ciência e tecnologia. As meta-

morfoses do mundo do trabalho. As transforma-

ções científicas e tecnológicas e suas implicações

no mundo do trabalho e no processo educativo.

A formação do trabalhador no contexto atual. Po-

líticas de educação profissional e de educação de

jovens e adultos. Princípios e fundamentos da edu-

cação de jovens e adultos. Os sujeitos e a historici-

dade da educação de jovens e adultos. Métodos e

processos de ensino e aprendizagem de jovens e

adultos. (IFFar, 2014, p. 49).

Embora não conste na ementa nenhuma referência

sobre a política do PROEJA, é possível e preciso abordá-la,

afinal, 10% do total das vagas ofertadas nos

Campi

dos IFs

devem ser destinadas a esta modalidade de ensino. Toda-

via, decorridos mais de vinte anos da promulgação da LDB

de 1996, e mais de 10 anos do Decreto 5478/2005, ainda é

tímida sua implantação, especialmente no que tange a per-

manência e o êxito dos estudantes. Por isso, é necessário