Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2334 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2334 / 2428 Next Page
Page Background

2334

EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

como deveríamos ser. E se, por vezes, como educadores,

esquecemo-nos do quão preciosa é a primeira infância, ro-

botizados em atividades empobrecidas e sem sentido, não

devemos, então, nos reinventar?

As proposições para a Educação Infantil podem nunca

sair do papel sem um governo preocupado em ter a educa-

ção básica como prioridade. Gestores inquietos, professores

com rica formação e dedicados, alunos curiosos, nada disso

será o bastante sem recursos para prover o essencial e o

complementar na Educação Infantil de qualidade. Isso Freire

já nos indicava há tempos, que sem investimento astucioso

e substancial na educação como um todo, até faremo-nos

educandos e educadores, mas abatidos sob nossas existên-

cias. Até mesmo o interesse mais aflorado esmorece frente

ao descaso. Daí a necessidade da esperança de que tanto

nos fala o mestre. Quase quero escrever “Esperança”, com

“E” maiúsculo! A esperança não-ingênua, não-frívola, mas

fecunda e embasada em princípios sólidos. Disse ele em Pe-

dagogia da Esperança (1992, p. 5):

“Não quero dizer, porém, que, porque esperanço-

so, atribuo à minha esperança o poder de transfor-

mar a realidade e, assim convencido, parto para o

embate sem levar em consideração os dados con-

cretos, materiais, afirmando que minha esperança

basta. Minha esperança é necessária mas não é su-

ficiente. Ela, só, não ganha a luta, mas sem ela a luta

fraqueja e titubeia”.

Trago aqui para complementar o ensejo o relato de

um menino de dois anos e meio a quem chamarei de San-

tiago. Santiago é criado pela mãe, divorciada, e vive com ela

e um irmão mais velho cuja diferença de idade da sua é rela-

tivamente acentuada. A mãe concluiu o ensino fundamental

e trabalha como diarista em período integral. Santiago con-

vive na turma de maternal 1 de uma escola municipal, tam-

bém em período integral. A situação econômica da família

é modesta. Ele possui tênue dificuldade de entrosamento

com os colegas, gosta de brincar sozinho (porque assim está

acostumado) e maravilha-se com brinquedos aos quais não