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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

-se necessário escutar, de todos, suas histórias, sobre os

contextos de onde vem, sobre suas culturas e sobre suas

expectativas com relação à escola. Sim, somos pedagogos

formados para atuar com as crianças, mas isso não significa,

de nenhuma forma, que as conhecemos antes mesmo de

chegarem à escola, ou que sabemos de antemão o que irão

desejar/necessitar. Como nos ensina Freire: que escutar se

torne um saber necessário à prática educativa (2011), e que

possamos nos abrir para escutar as crianças e seus tão diver-

sos mundos que se apresentam a nós a cada início de ano

letivo. Que possamos aprender e ensinar com as crianças e

não para as crianças, e que possamos caminhar sempre ao

seu lado, ao invés de caminhar sempre à sua frente. Elas nos

mostram os caminhos, mas é preciso, sobretudo, estarmos

abertos a escutar...

REFERÊNCIAS

CAMPOS, Maria Malta; ROSEMBERG, Fúlvia.

Critérios para

um atendimento em creches que respeite os direitos

fundamentais das crianças

. 2. ed. Brasília: MEC. 2009.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da Autonomia:

saberes necessá-

rios à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo.

Professora Sim, Tia Não

. Cartas a quem ousa

ensinar. 11. ed. São Paulo: Olho d’Água, 2002.

GOELZER, Juliana; OLIVEIRA, Luiz Renato de; SANTOS, Caro-

line da Silva dos. Sobre escutar crianças, adolescentes,

jovens e adultos na escola: desafios e possibilidades

para a auto(trans)formação de professores. In: HENZ,

Celso; MEDIANEIRA, Joze.

Dialogus:

círculos dialógi-

cos, humanização e auto(trans)formação de professo-

res. São Leopoldo: Oikos, 2015.

GOELZER, Juliana.

O diálogo e a afetividade no contexto

da Educação Infantil

: as “pessoas grandes” dizendo

a sua palavra. Dissertação. (Mestrado em Educação)

– Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria,

2012.