Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2325 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2325 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2325

EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

UFSM que ali realizam estágios, pesquisas e intervenções. A

equipe que trabalha no Departamento de Ensino, Pesqui-

sa e Extensão é constituída por uma professora efetiva, do

quadro de Professores EBTT’s, chefe do departamento, duas

pedagogas, uma técnica em assuntos educacionais, uma

psicóloga e uma educadora infantil terceirizada.

As professoras da UEIIA têm, em sua carga horária,

um momento para registrar e organizar os registros da es-

cuta das crianças, os quais podem ser elaborados através

de fotografias, filmagens, texto descritivo, desenhos, mapas

conceituais, entre outros. Os registros são realizados a fim

de entender os interesses/demandas/curiosidades/necessi-

dades das crianças, conhecer e entender as interações entre

elas, e os diferentes materiais. Procura-se elaborar os plane-

jamentos a partir da leitura e análise dos registros, pois as

justificativas e intenções das propostas devem estar relacio-

nados à escuta das crianças.

Durante a semana, um dos profissionais da equipe do

Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão acompanha

a elaboração dos planejamentos e dos registros com a in-

tenção de compreender o processo de escuta realizado, e

apoiar o trabalho realizado na turma. Entende-se que seja

função da equipe do Departamento apoiar o trabalho pe-

dagógico dos professores, a fim de qualificar a escuta das

crianças da UEIIA como um todo.

O TRABALHO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA

UEIIA: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA

ESCUTA ÀS CRIANÇAS

Na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo os

professores realizam momentos de estudos semanais de

diferentes temas referentes ao contexto da Educação In-

fantil com a intenção de compreender e refletir sobre suas

práticas pedagógicas. Dentre os diversos estudos que

realizamos na UEIIA para compreender os elementos que

permeiam a prática pedagógica na Educação Infantil, des-

tacam-se os estudos sobre a relevância da escuta no pro-