Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2288 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2288 / 2428 Next Page
Page Background

2288

EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

educação. Buscar aprender na convivência, no diálogo e na

troca de experiências são estratégias não só para o melho-

ramento da prática pedagógica do educador, mas também

para uma evolução com ser humano solidário e com alteri-

dade. Como afirma Freire (2014), o ser humano é o único ser

que pode refletir sobre si mesmo e se transportar para um

lugar ou realidade: ele busca constantemente ser mais.

Conhecer a comunidade escolar, os pais, os educan-

dos e respeitar o contexto sociocultural são desafios para a

adaptação às mudanças permanentes no contexto escolar.

Outro ponto importante é questionar-se acerca de

que função social, política e histórica tem o que o educador

ensina, não esquecendo também como o mesmo contribui

para o desenvolvimento integral dos educandos.

RELATO DE EXPERIÊNCIA

A proposta foi organizada a partir de uma investigação

por parte das educadoras, para identificar as áreas de interes-

ses dos alunos. Houveram algumas assessorias pedagógicas

pela equipe de apoio do Sicredi, que demonstrou como fun-

ciona o programa e quais os passos a serem seguidos.

A metodologia trabalha da seguinte forma: analisar

o currículo, elaborar uma pergunta exploratória, escolher o

território, partir para expedição investigativa (ver, observar,

experimentar, perguntar, reconhecer a comunidade), elabo-

rar o projeto (o que se sabe? o que se quer saber?).

O primeiro levantamento foi feito pelas educadoras

através de observações e diálogos com seus alunos. Diaria-

mente foi constatado que o maior interesse por este grupo é

por brincadeiras, principalmente por aquelas que exigem ha-

bilidades motoras como correr, pular, dançar, escorregar etc.

Partindo deste interesse voltamos nosso olhar para a

qualidade desse brincar, de que forma ele acontece, quais as

mudanças que ocorrem de geração para geração?

Em um segundo momento foi realizado por meio de

questionamento escrito com os pais, quais os tipos de brin-

quedos e brincadeiras eram suas preferidas na infância.