Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2105 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2105 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2105

EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

Mas como o pedagogo poderia contribuir para com

os idosos que estão nesses espaços de cuidado? Alguns de-

safios precisam ser confrontados, o trabalho inicia com a

estruturação de como trabalhar com o idoso, tendo em vista

suas necessidades e possibilidades. É necessário conhecer

esse idoso, saber o que ele deseja, trabalhar individualmente

com cada um, conhecendo suas necessidades e peculiarida-

de, entendendo que existem diferenças entre esses idosos,

e que cada um deles é único e apresentam necessidades,

dificuldades e trazem consigo uma história e experiências. O

maior desafio é dar continuidade do viver após os sessenta/

setenta anos, mostrando novos caminhos e traçando novos

objetivos de apoio para a vida dos idosos.

De acordo com Libâneo (2002, p. 25)

O pedagogo é o profissional que atua em várias ins-

tâncias da prática educativa, direta ou indiretamente

ligadas à organização e aos processos de transmis-

são e assimilação ativa dos saberes e modos de ação,

tendo em vista objetivos de formação humana defi-

nidos em sua contextualização histórica.

Dessa forma, tem-se uma visão das áreas de atuação

do pedagogo que vai além dos limites da escola. Uma das

atividades extraescolares configura-se na pedagogia para o

envelhecer, em que o pedagogo tem a opção de trabalhar

em instituição pública ou privada, em Organizações Não-

-Governamentais (ONG), contribuindo como um elemento

importante para a construção da cidadania dos idosos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Dentre as aprendizagens apresentadas, destacamos

que a mais significativa foi a de que devemos ser capazes

de nos relacionar de forma aberta com os outros e, facilitar

a comunicação. Precisamos ser flexíveis para conseguirmos

compreender diferentes pontos de vista. É necessário além

da nossa formação, que deve ser continuada, sermos cria-

tivos, corajoso, dinâmicos e competentes, e não gestores