Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2048 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2048 / 2428 Next Page
Page Background

2048

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

em ambiente horizontalmente dialógico, possibilita o es-

pontaneísmo, a liberdade e a autonomia para empreender a

busca de seus próprios significados, proporcionando-o tor-

nar-se autor de seu universo cognitivo.

Neste mesmo sentido, pode-se compreender a auto-

ria como o “vir a ser” consciente do sujeito. É o exercício de

autoria que permite ao sujeito inteirar-se de si, compreen-

dendo-se e compreendendo-se no mundo. Conduzindo a

discussão por caminhos da educação, é possível refletir so-

bre uma prática pedagógica que dê conta de contribuir para

essa tomada de consciência de si.

Atividades educomunicativas contribuem para a pro-

moção de autoria, já que retiram o estudante de sua con-

dição de espectador e o colocam como protagonista das

aulas. Por sua vez, a promoção de autoria e o desenvolvi-

mento da autonomia do sujeito podem bem ser ações de

empoderamento.

Nesse ponto específico, a interação com o docente,

com o outro, é fundamental.  A partir do diálogo com o ou-

tro, o sujeito passa a reconhecer sua própria voz e com-

preender-se no contexto em que ele modifica e é modifica-

do. Destarte, em ambiente escolar, reforça-se a necessida-

de de privilegiar práticas pedagógicas que assegurem esse

constante movimento que se faz entre a percepção de si, do

outro, e do que é reproduzido e/ou criado.

REFERÊNCIAS

BARTHES, Roland.

A morte do autor:

O Rumor da Língua.

São Paulo: Martins Fontes, 2004 Disponível em

: h ttp:// www.artesplasticas.art.br/guignard/disciplinas/criti ca_1/A_morte_do_autor_barthes.pdf

. Acesso em: 09

fev. 2018.

BRASIL.

Base nacional comum curricular

. Brasília: Ministério

da Educação, 2018. Disponível em:

<http://basenacio nalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf>

.

Acesso em: 30 mar. 2018.