Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2046 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2046 / 2428 Next Page
Page Background

2046

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

É precisamente nesse contexto, que se estabelece o

conceito de autonomia como fim e objetivo de uma prática

pedagógica diferenciada capaz de, por meio do reconheci-

mento da autoria do sujeito, oportunizar o desenvolvimento

omnilateral do educando.

Com relação à formação omnilateral, é pertinente citar

Davydov (1988), que considera este desenvolvimento como

processo, ou seja, com vistas a educá-los (ideológica, polí-

tica, laboral, moral e fisicamente), em sua totalidade, como

um todo estruturado, dialético.

Para Pischetola (2016, p.52),

“O termo “autonomia” vem das palavras gregas

autos

(si mesmo) e

nomos

(lei). e significa capaci-

dade de autorregular-se. De modo geral, ela alu-

de também a autorrealização, ao autogoverno, e à

autogestão. [...] a questão da autonomia na educa-

ção sempre desempenhou um papel central, cons-

tituindo o objetivo essencial do desenvolvimento

psicopedagógico na primeira infância, para ser, em

seguida, elemento-chave do crescimento e da ma-

turação do adolescente até representar, na idade

adulta, a capacidade conquistada de fazer parte do

mundo através de uma rede flexível de relações so-

ciais.

Essa forma de pensar no processo de aprendizado/

ensino está alinhada com o conteúdo e, mais importante,

com as bases teóricas que descrevem as características ine-

rentes ao homem que se quer formar. De acordo com a Base

Nacional Comum Curricular- BNCC:

No novo cenário mundial, reconhecer-se em seu

contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser cria-

tivo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo,

colaborativo, resiliente, produtivo e responsável re-

quer muito mais do que o acúmulo de informações.

Requer o desenvolvimento de competências para

aprender a aprender, saber lidar com a informação

cada vez mais disponível, atuar com discernimento

e responsabilidade nos contextos das culturas di-

gitais, aplicar conhecimentos para resolver proble-

mas, ter autonomia para tomar decisões, ser proati-