Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2052 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2052 / 2428 Next Page
Page Background

2052

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

no ambiente escolar e não escolar. Os educadores e educan-

dos passam a ser coprodutores de conteúdos midiáticos. As

crianças e jovens não processam mais as informações como

as gerações passadas. Podem manipular várias informações

ao mesmo tempo (Serres, 2015).

“A educação é comunicação, é diálogo, na medida em

que não é transferência de saber, mas um encontro de sujei-

tos interlocutores que buscam a significação do significado”

(FREIRE

apud

CITELLI, 2011, p. 64). Essa frase de Paulo Freire

demonstra o quanto educação e comunicação estão pró-

ximas se atribuímos a essas áreas sentidos diferentes dos

comumente associados a ambas. A escola, no senso comum,

simboliza educação; enquanto que os meios de comunica-

ção de massa ainda representam, no imaginário coletivo, o

entendimento do que é comunicação.

No entanto, Freire nos coloca diante de um novo pa-

radigma, que aproxima os dois conceitos, tornando-os pra-

ticamente irmãos, uma vez que possuem o propósito de

expansão das possibilidades humanas a partir da interação,

do encontro, entre sujeitos a partir da troca entre eles, do

diálogo. A educação popular procura envolver indivíduos

em vivências educativas que formem para além dos conteú-

dos escolares. Trata-se de uma proposta de educação para a

cidadania, em que o estímulo à reflexão sobre a realidade é

indispensável. E a promoção do diálogo é, portanto, o mé-

todo mais adequado.

Em outras palavras, é possível afirmar, a partir de Frei-

re, que a educação popular é uma educação comunicativa.

No entanto, desde o final da década de 1990, algumas prá-

ticas no contexto da educação popular se diferenciam por

potencializarem seu aspecto comunicativo, aproximando-se

também da comunicação comunitária e popular. A esse tipo

de iniciativa, cunhou-se o termo Educomunicação.

No Brasil, o termo Educomunicação é recente, ata de

1999, cunhado pelo Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares, coor-

denador do Núcleo de Comunicação e Educação da Univer-

sidade de São Paulo (NCE/USP), pioneiro na identificação de