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2054

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

pular e alternativa. Esta é, inclusive, uma das perspectivas

da Educomunicação: envolver crianças, adolescentes e jo-

vens em produção de mídia, experiência que proporciona

sua livre expressão e canal de comunicação alternativo e de

transmissão de informação entre pares, ou seja, “de jovem

para jovem”, mantendo-se a legítima identidade jovem, uma

vez que os próprios jovens estão envolvidos no processo de

produção de conteúdos, valendo-se de sua própria lingua-

gem e espontaneidade para se comunicarem com outros

jovens, por meio das mídias, a fim de sensibilizá-los para

os debates que acompanham nos espaços de discussão em

que estão presentes como comunicadores.

Esses jovens produziam, nesses lugares, uma série de

notícias publicadas em tempo real em blogs criados, cada

qual dirigido especificamente para ser o espaço de publica-

ção de matérias sobre determinado evento.

A metodologia educativa do projeto Agência Jovem

de Notícias estrutura-se em três eixos principais: formação,

mobilização e produção. O primeiro dá base para que os

adolescentes participantes do processo conheçam as téc-

nicas de produção de conteúdos em mídias, utilizando-as

como ferramenta de mobilização social. Na formação, ainda,

os jovens são levados a debater sobre questões sociais e a

expressar o que pensam a respeito, contando com a media-

ção de educomunicadores.  

Dessa maneira, ao cobrir eventos que discutam ques-

tões relacionadas aos direitos humanos, os adolescentes

preparam-se para a ocasião, inicialmente sensibilizando-se

para o seu tema e também traçando estratégias de como

reportá-lo a outros adolescentes por meio de textos, vídeos,

áudios, fotografias e mídias artesanais, que não apenas in-

formem, mas principalmente mobilizem outros jovens para

a questão.   Além da formação presencial e das coberturas

colaborativas, denominadas “coberturas educomunicativas”

pela organização, uma vez que fazem parte de um processo

de Educomunicação, o projeto contempla a criação de Nú-

cleos de Educomunicação Comunitária (NECs).