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2018

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Construir um ambiente de ensino-aprendizagem favo-

rável ao crescimento das educandas e dos educandos parte

por uma análise inicial do cenário no qual esses sujeitos se

encontram. Apesar das tecnologias digitais serem constan-

temente apropriadas no cotidiano desses sujeitos, entre elas

o uso do smartphone e das redes sociais, pouco se constrói

um ambiente que venha refletir e tais propostas de apro-

priação dessas tecnologias no ambiente de sala de aula.

Uma parte dessa negação ao uso do

smartphone

para fins

pedagógicos é pelo fato dele encontrar-se na maior parte

das vezes associado ao entretinimento, à “curtição” e não à

educação. Devemos refletir sobre esse processo de intera-

ção e aos poucos instrumentalizar não somente as educan-

das e os educandos, mas também as instituições que ainda

possuem um pensamento retrógrado ao uso dos artefatos

digitais, vistos como entretenimento, mas como propostas

educacionais.

A outra associação que podemos fazer ainda perma-

nece na construção e olhar das educadoras e dos educa-

dores em utilizarem as tecnologias digitais em sala de aula.

Quando construímos a proposta da disciplina, pensamos

em instrumentalizar nossos alunos com as diferentes tec-

nologias. Mas, sempre considerando e primando para a fi-

gura da educadora e do educador, na qual possui um papel

importante na formação dos sujeitos. No entanto, recaímos

na esfera da capacitação e sensibilização das educandas e

educandos diante do uso das tecnologias em sala de aula.

Mais que instrumentalizar esses sujeitos devemos sensi-

bilizá-los, mostrar que as tecnologias fazem parte desse

processo de troca de saberes e que muitas vezes, seus fu-

turos educandos saberão lidar e utilizar das tecnologias

mais que nós. Nesta disciplina, ao mesmo tempo que li-

damos com a instrumentalização, tivemos que lidar com a

“frustração” das educandas e dos educandos que devemos

estar sempre dispostos a construir um cenário educativo