Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2024 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2024 / 2428 Next Page
Page Background

2024

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

reconhecimento e a assunção da identidade cultural; exige

risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de

discriminação.

Ouso ir mais adiante e relembrar dos tempos em que

como Bolsista de Iniciação Científica me redescobria como

aluna, em processo, curiosa e absorvida pelas experiências

e desafios de sair da minha zona de conforto acadêmica

(Psicologia) e fazer diálogo com a Comunicação e Educa-

ção. Dos escritos que marcaram e da experiência de vida

singular, ficam na memória, o que a escrita não cabe aqui

para compor, lembranças de um educador que sabia tra-

zer em seu semblante as palavras relativas ao ensinar do

parágrafo anterior. Schmitz (1993) foi esse educador e traz

em sua obra vários aspectos que vão muito além do título,

que trazem olhares ao processo educativo, a importância do

engajamento consciente, ressalto: “É preciso criar condições

favoráveis à aprendizagem. Essas condições não são apenas

materiais, mas especialmente pessoais, sociais e psicológi-

cas, além de morais. O indivíduo precisa sentir, naquilo que

faz, uma auto-realização, ou uma perspectiva de proveito

atual ou futuro.” (p.78).

Todos esses autores, companheiros de trajetória, tor-

nam-se parte dessa carta pedagógica, que pretende de for-

ma criativa, na apresentação do evento, pontuar e trazer à

debate, os aspectos que vinculam tais questões à preciosa

e tão contemporânea contribuição de Freire (2002) em sua

obra A Pedagogia da Autonomia.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo

. Pedagogia da Autonomia:

saberes necessá-

rios à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra,

2002.

LÉVY, Pierre.

A inteligência coletiva:

por uma antropologia

do ciberespaço. 5. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

LÉVY, Pierre.

Cibercultura

. São Paulo: Ed. 34, 1999.