Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2022 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2022 / 2428 Next Page
Page Background

2022

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Lévy (1999), trazem alguns dos subsídios iniciais para que

possamos buscar uma compreensão mais coerente com as

velozes mudanças que têm sido moldadas e incitadas pelas

transformações no âmbito digital relacionados à internet, à

adoção de dispositivos móveis e às diferentes modificações

associados ao desenvolvimento das áreas de Tecnologia e

Inteligência Artificial, à Programação e Robótica, como tam-

bém à Arte Tecnológica Digital e aos Art Games.

Se Lévy (1999) abordava a importância da cibercul-

tura e influências para a Educação, para a constituição do

processo de inteligência coletiva, que se formava no amál-

gama histórico sócio-cultural-econômico. E Lévy (2007)

ainda nos convoca a refletir mais absortivamente em re-

lação a complexidade que envolve o conceito de inteli-

gência coletiva: “É uma inteligência distribuída por toda

parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo

real, que resulta em uma mobilização efetiva das compe-

tências..” A inteligência dentro desta perspectiva, estaria

presente por toda humanidade, na medida em que todos

sabem sempre algo e, que, de certa forma, têm em si o po-

tencial de compartilhar. Assim, a inteligência coletiva teria

em si como base o reconhecimento e enriquecimento mú-

tuo das pessoas.

Contudo, há de se frisar a existência de dificuldades

relacionadas a esse processo, que esbarram em diferentes

processos sócio-cultural-econômicos quanto educacionais,

em que inteligência coletiva possa ser algo a se aspirar e

que se conquistada, num determinado recorte e viés pro-

cessual, poderá estar a serviço do desenvolvimento sócio

cultural da humanidade, e não da exploração dos grupos e

populações, ou mesmo, de outros interesses econômicos.

Em face as grandes transformações digitais que têm

acompanhado em especial a primeira década desse século

XXI, e parecem estar mais intensificadas nos últimos oito

anos, em pleno ano de 2018, faz se necessário avançar

nossos olhares em direção a outras características que têm

acompanhado nossos novos tempos, mas já não tão novos