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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1945

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

consciência tratando uma regra de maneira autônoma e ou-

tra regra de modo mais heterônomo.

Dongo-Montoya (2017) destaca que, para Piaget, exis-

tem reações de altruísmo e partilha que são percebidas nos

bebês. Mas, não é possível considerar que somente essas

reações individuais levem à autonomia. Para que a igualda-

de e a reciprocidade se efetivem, é preciso a regra coletiva,

que só é possível na vida em sociedade.

Apesar dessas primeiras reações altruístas, a coação

adulta somada ao egocentrismo infantil leva a criança ao

realismo moral e à responsabilidade objetiva.

Piaget relata que há nas crianças, especialmente nas

menores, o realismo moral, que consiste em considerar as

regras como verdades absolutas que devem ser seguidas

literalmente e sem questionamentos. Também entre os pe-

quenos prevalece uma avaliação das situações pelos prejuí-

zos materiais ao invés das intenções empregadas. Tais pos-

turas são heterônomas.

Mas, as experiências cada vez mais fortes de coopera-

ção, permeadas pelo respeito mútuo e pela reciprocidade,

fazem com que a criança sinta a necessidade de tratar o ou-

tro como gostaria de ser tratada, comece a coordenar pon-

tos de vista e avaliar as regras pela própria consciência. As

ações começam a ser consideradas em função das intenções

e não da materialidade, com responsabilidade subjetiva.

Para Piaget, as relações cooperativas costumam acon-

tecer especialmente nas relações entre pares. Na coopera-

ção os sujeitos vivenciam o respeito mútuo e a reciprocida-

de necessária para o desenvolvimento da autonomia. “[...]

desde que haja cooperação, as noções racionais do justo

e do injusto tornam-se reguladoras do costume, por que

estão implicadas no próprio funcionamento da vida social

entre iguais [...]” (PIAGET, [1932], 1994, p. 67).

É a partir da vivência efetiva da cooperação que o es-

pírito toma consciência das leis de reciprocidade, as regras

fazem sentido e podem ser modificadas para que sejam jus-

tas para todos. Segundo Menin (1996, p. 46),