Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1942 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1942 / 2428 Next Page
Page Background

1942

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Trazemos para esta reflexão as teorias do educador

brasileiro Paulo Freire e do biólogo, psicólogo e epistemó-

logo suíço Jean Piaget.

Freire parte da realidade opressora, mas não perma-

nece nela. Olha para a situação de homens e mulheres que

são tratados como objetos, denunciando tal realidade e vis-

lumbrando a possiblidade de uma tomada de consciência

crítica dela e o engajamento por uma realidade mais huma-

na para todos. Com Freire, podemos pensar uma teoria e

prática educativa que possibilite vivências de autonomia e

uma transformação social.

A teoria de Piaget sobre o desenvolvimento moral tra-

ta da relação entre ação e consciência e de como o sujeito

chega a respeitar as regras morais. Ela pode colaborar para

refletirmos sobre a opressão, visando uma sociedade em que

o respeito e a justiça prevaleçam. Possibilita-nos discutir pro-

blemáticas específicas da nossa sociedade e da educação.

Freire e Piaget tratam a questão da construção do

conhecimento de forma semelhante, considerando a ação,

prática e interiorizada, como essencial para que o sujeito

alcance uma forma de pensar crítica e coerente. As episte-

mologias que embasam as teorias de Freire e Piaget chegam

a assumir quase uma identidade, já destacada por Becker

(2011) em uma pesquisa sobre a aprendizagem.

Piaget possui uma teoria explícita e sistematizada so-

bre o desenvolvimento moral, já Freire apresenta, em suas

obras, aspectos sobre moral, que revelam um modo de

pensar o seu desenvolvimento. Notamos eixos em que suas

ideias sobre moral dialogam e assumem aproximações. Dis-

cutiremos um destes eixos, o respeito.

OBJETIVO

Nosso objetivo é verificar quais são as aproximações

possíveis entre as teorias de Jean Piaget e Paulo Freire sobre

o respeito no desenvolvimento moral. Buscamos investigar

e aprofundar a compreensão dos aspectos morais presentes

na teoria de Piaget e de Freire e demonstrar as aproxima-