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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1943

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

ções entre elas no que tange à moral, em especial, sobre o

respeito mútuo.

METODOLOGIA

Esta discussão insere-se em uma pesquisa maior de

uma tese de Doutorado que buscou verificar quais são as

são as aproximações entre as teorias de Jean Piaget e Paulo

Freire, quanto a aspectos do desenvolvimento moral, e ana-

lisar quais as implicações dessas aproximações para a teoria

e a prática educativa.

Utilizamos a pesquisa bibliográfica. Consultamos obras

centrais dos autores, que abordam questões sobre moral, e

também obras periféricas. Nelas conhecemos o olhar políti-

co e epistemológico dos autores, aspectos que nem sempre

são considerados e que são importantes para entender o

desenvolvimento moral.

A MORAL EM PIAGET

Piaget estruturou uma teoria sobre o desenvolvimen-

to moral, compilada, especialmente, em

O juízo moral na

criança

([1932], 1994). De acordo com Freitas (2003, p. 60),

“[...] pode ser entendido como um estudo psicogenético das

relações entre o respeito e a obrigação moral”.

Buscou compreender como a consciência humana

chega a respeitar as regras morais, e verificou que o respeito

pelas outras pessoas é essencial na constituição da obriga-

ção moral. A regra social só é considerada válida e deve ser

seguida se há entre os indivíduos um sentimento de respei-

to que permite que a regra seja boa para todos. Há, assim,

uma essência totalmente humana da moral.

Uma regra é um fato social, que supõe uma relação

entre pelo menos dois indivíduos. E esse fato social

repousa sobre um sentimento que une esses indi-

víduos uns aos outros, que é o sentimento de res-

peito: há regra quando a vontade de um indivíduo

é respeitada pelos outros ou quando a vontade co-

mum é respeitada por todos. (PIAGET, 1998, p. 63).