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1856

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

mundo possível, ancorado na solidariedade de classe. Reco-

nhecendo o saber popular como portador de estatuto epis-

temológico, lança as bases de movimentos de alfabetização

de adultos, das campanhas pela escola pública e da organi-

zação política dos segmentos subalternos.

Não foram dentro das escolas e universidades que as

práticas de educação popular brotaram, mas da luta concreta

contra a exploração e pela afirmação dos direitos sociais. Em

seu movimento histórico, essa vertente passa a disputar as

instituições escolares, buscando novas formas de currículo e

produção científica. De fora para dentro e, em seguida, de

dentro para fora, criam-se ações formativas que aproximam

movimentos sociais das instituições formais de educação.

Não estando isenta de contradições, essa relação entre

os espaços formais e não formais de educação nos permite

alargar o conceito de educação para além da escolarização.

Desde os movimentos de cultura popular sabemos que há

um esforço em evitar a criação de dicotomias que apenas

reforçariam o

status quo

: teoria e prática, popular e erudito,

analfabeto(a) e alfabetizado(a), entre outras, desafiam uma

nova produção e difusão de conhecimentos. Igualmente, é

relevante a fuga de uma postura basista. O próprio Freire

(2005) adverte sobre os riscos do basismo enquanto atrofio

da dimensão teórica, assim como do verbalismo, quando te-

mos a supervalorização da dimensão teórica. A saída desse

impasse estaria na práxis que coloca em relação dialética a

teoria e a prática.

Assim, não se idealizam os espaços não formais de

educação, uma vez que contêm seus desafios e limites. Por

outro lado, a aposta reside na potencialidade da organiza-

ção da sociedade civil, dos movimentos sociais e da rela-

ção sinérgica dessas práticas com as instituições. Para Gohn

(2006), os conselhos escolares seriam espaços que acolhe-

riam o potencial associativo da comunidade e potencializa-

riam a participação política.

Outros exemplos atuais dessa relação sinérgica entre

os múltiplos espaços educativos são alguns projetos de ex-