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1838

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

mais podemos verificar a vigência de relações de opressão

dentro de nossa sociedade, o que nos remete a buscar atra-

vés da educação o empoderamento individual e coletivo

através do qual se pode buscar uma transformação da nos-

sa sociedade. No campo da educação, mais especificamente

da Educação Ambiental, podemos vislumbrar um potencial

de amadurecimento de uma teoria da ação dos oprimidos

(MACHADO; MACHADO, 2017), que contemple a luta con-

tra as injustiças a partir dos próprios grupos injustiçados, o

que temos chamado de “educação para a Justiça ambiental”

(SANTOS et. al., 2015).

Esta perspectiva de ação transformadora identifica

potencialidades em comum tanto na teoria educacional

anarquista, quanto nas contribuições pedagógicas de Paulo

Freire e Ivan Illich. Este trabalho apresenta uma aproximação

inicial em relação a estas propostas.

OBJETIVO

Discutir em termos gerais quais são as principais con-

tribuições, convergências e divergências presentes nestes

dois autores no que se refere à discussão sobre educação,

sociedade e transformação social, tendo enquanto pano de

fundo o diálogo destes autores com a perspectiva pedagó-

gica libertária.

REFERENCIAL TEÓRICO

O movimento anarquista, também conhecido por so-

cialismo libertário, desde o século XIX e perpassando todo o

século XX, se caracterizou enquanto uma proposta política,

econômica e social, frontalmente contrária ao capitalismo e

suas mais variadas nuances. Desde os primeiros tempos em

que se estabeleceu enquanto corrente socialista no movi-

mento operário internacional, o anarquismo ficou conheci-

do na sociedade capitalista enquanto um projeto revolucio-

nário pautado especialmente por organização e participa-

ção em eventos tais como greves, manifestações em geral