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1842

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

o caráter pedagógico destes ambientes e ações sociais de

cunho político.

No ambiente escolar autogestionário, através dos

princípios anarquistas, as relações pedagógicas devem

ocorrer pela aprendizagem e ensino mútuos, trabalhando

sempre por meio de princípios solidários, desconstruindo os

argumentos e práticas que ordenam a competição compul-

sória entre indivíduos, quando submetidos à sociedade ca-

pitalista. Neste sentido, a relação docente-discente deve ser

problematizada, não mais educador e educando, mas sim

educadores e educandos ensinando e aprendendo através

de relações horizontais permeadas pelo apoio mútuo e pela

liberdade. Entretanto, é preciso considerar que os indivíduos

constituindo suas existências objetivamente em um contex-

to capitalista caracterizado por relações de opressão estão

vulneráveis a reproduzir comportamentos pautados em re-

lações de autoridade e competição. Desta forma, como afir-

ma Silvio Gallo:

A tarefa da pedagogia libertária é uma tarefa des-

trutiva, des-construtiva: é preciso primeiro destruir

para depois criar, nas palavras de Bakunin. Nessa

perspectiva, deve-se partir da vivência da autorida-

de, como vimos anteriormente, para destruí-la pau-

latinamente, enquanto a liberdade é conquistada e

construída como fenômeno ao mesmo tempo indi-

vidual e coletivo (1995, p. 216).

Percebe-se assim, que não deve ser objetivo do edu-

cador reproduzir as relações de autoridade que a escola tra-

dicionalmente atribui ao professor perante os alunos. Pelo

contrário, toda a ação educativa deve partir do pressupos-

to de construção coletiva da liberdade, através da respon-

sabilidade, autodisciplina e autonomia do educador e dos

educandos inseridos no processo educativo, configurando

assim uma superação da relação contraditória docente-dis-

cente. São preferíveis as dificuldades e complexidades de

um ato educativo pautado pela horizontalidade da reflexão,

diálogo e ação, a optar por simplesmente memorizar e re-

petir slogans e palavras de ordem, advindos de uma suposta