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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1807

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

sala de aula, na construção do conhecimento. O autor des-

taca que por meio do diálogo entre professores e alunos se

estabelecem possibilidades comunicativas e na sua raiz está

a transformação do educando em sujeito de sua própria

história. Nesse processo de educação problematizadora, o

professor aprende enquanto ensina, por intermédio do diá-

logo com seus educandos, estimulando o ato

cognoscente

de ambos, isto é, ensina e aprende a refletir criticamente.

O processo de educação é de conscientização huma-

na, pois só o homem tem consciência de sua incompletude

e, por isso, busca compreender o mundo que vive, em sua

finitude. Porém, é no ser que transforma que ele percebe a

sua importância; portanto, é na educação problematizadora

que gera história na qual se humaniza a sociedade.

Outro tema que Freire (2003) aborda é a dialogicida-

de – essência da educação como prática de liberdade – e

enfatiza o quanto é importante o desenvolvimento no diá-

logo no processo educativo. A comunicação é expressa pelo

direito de dizer palavra e pela ação; por isso, a verdade tem

que estar constante nesses dois momentos de construção

da educação, tanto do aluno quanto do professor. É isso

que dá sentido ao mundo em que os homens vivem e se

relacionam. Ensinar e aprender são uma constante investi-

gação, porém Freire adverte para que não torne o homem,

nesse processo, um mero objeto de investigação. Que não

se perca a essência do ser humano.

Em sua descrição sobre o sistema de opressão antidia-

lógico, Freire (2003) descreve que são quatro os elementos

utilizados para a realização da dominação. A primeira delas

é a

conquista

, método pelo qual o opressor impõe com jeito

sua cultura sobre o opressor; também, a

divisão das massas

para poder dominá-las, pois povo unido é sinal de perigo de

desordem social, esse é o discurso de quem oprime, por isso

se evita trabalhar conceitos como lutas, revoltas, união, etc;

depois, é pela

manipulação

que os opressores controlam e

conquistam as massas oprimidas para a realização de seus

objetivos; assim como a

invasão cultural

é um instrumento

da conquista opressora.