Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1697 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1697 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1697

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

que vive num contexto sociocultural, compreendendo-o e

respeitando seus limites e possibilidades.

Nas intervenções analisadas foi possível observar que

os alunos apresentam ideias equivocadas, porém foram in-

centivados a identificar o seu erro, mudando o seu entendi-

mento, ao invés da apresentação de mais informações sobre

o assunto. Na atividade do relógio, por exemplo, identifica-se

a autonomia da criança em tentar resolver o problema, me-

diante o reconhecimento de suas fragilidades em relação a

leitura das horas. Ou seja, o aluno precisa ser incentivado a

tomar decisões, percebendo que suas ideias são respeitadas.

Também é importante firmar uma parceria entre os

profissionais que trabalham no LA e os professores de tur-

ma, tornando mais fácil compreender as dificuldades dos

alunos e a superação dessas dificuldades. Se o aluno confiar

em seu professor, se sentir apoiado e respeitado não escon-

derá seus problemas, dúvidas e suas dificuldades.

O aluno estando motivado e interessado promove

sua aprendizagem, a construção de novos conhecimentos,

estabelecendo uma boa relação entre o aluno e o profes-

sor. Esta motivação poderá ser identificada nos Laboratórios

de Aprendizagem, por ser um espaço diferente do da sala

de aula, pois o professor do laboratório necessita desco-

brir uma motivação para seus alunos e incitar a descoberta,

curiosidade, dando espaço para a expressão e criando um

ambiente propício para uma aprendizagem significativa.

É importante que neste contexto em busca de uma

motivação, sejamos desafiados a personalizar as atividades,

observando de forma investigativa as defasagens demons-

tradas pelos alunos que estão frequentando o LA e as prá-

ticas escolares.

É necessário pensar que estas dificuldades apresenta-

das pelos alunos para serem superadas precisam da atuação

de profissionais que visam buscar meios para superá-las. En-

fim, atividades lúdicas, situações-problemas relacionadas a

fatos do cotidiano, bem como outros recursos pedagógicos

podem ajudar a significar a aprendizagem matemática na