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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

forma de questionar a realidade em tempos de consumo, de

corrupção e ódio ao outro. Os Deuses da mitologia fazem

referência ao povo que cega diante da televisão, represen-

tada pelo Cavalo de Tróia, que entra diariamente nas casas

e manipula o telespectador. Que tenhamos o discernimen-

to filosófico de compreender e desconstruir essa estrutura.

Com diz Aristóteles; “A dúvida é o princípio da sabedoria”.

Partindo da fala coletada na pesquisa sócio antropoló-

gica: “A TV não tem culpa, as pessoas que não sabem usar.”,

construímos com os educandos o projeto “Fique de Olho”!

Os estudos foram iniciados a partir da problemática:

“Tudo o que lemos e o que assistimos é verdadeiro?

A partir disso, fizemos a relação do Cavalo de Tróia com

a TV, veículo de comunicação mais utilizado pelas famílias.

Ela é um típico “presente de grego”, que chega na nossa casa

com propagandas que induzem ao consumismo, programa-

ções com conteúdos impróprios ao público infantil, propa-

gandas de bebidas alcoólicas banalizando a mulher e notícias

com informações distorcidas da realidade. Concluímos que

precisamos estar atentos ao que lemos e assistimos e nos

questionar: Quem disse? Como disse? Que intenções têm?

Concebemos esta prática como algo significativo e de

grande importância na vida dos educandos, pois, apesar de

serem crianças, levantaram hipóteses e questionamentos,

construindo conhecimentos. Esta construção, não está nos

livros didáticos e sim nos registros que estes fizeram a pu-

nho a partir das leituras e discussões realizadas.

Para o Educador Paulo Freire (2000), a educação pre-

cisa se basear no estímulo ao pensar crítico e à curiosidade,

oferecendo um espaço de formação crítica para possibilitar

que os sujeitos deixem de lado a compreensão ingênua das

mensagens transmitidas pelos meios de comunicação e pos-

sam exercer, de maneira plena e consciente, sua cidadania.

Diante disso, cabe à nós educadores (as), uma pro-

funda reflexão quanto ao papel na construção de uma edu-

cação de qualidade social e da função social que a escola

precisa desempenhar.