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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1609

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

A relação com a realidade pode ser estabelecida de

diferentes maneiras. Alguns leitores podem lembrar-se das

belezas do mundo, outros dos problemas e desigualdades

sociais. Freire (2010) indica que a “boniteza” do mundo tam-

bém deve estar presente na educação e, nesse sentido, a

poesia pode trazer muitos exemplos.

Moisés (2011), ao analisar o poema nos comentários

finais da seção, afirma que conhecer algo imortal não é

concebível, pois tudo que é do conhecimento humano é

perecível, logo, a “Beleza que não morre” só existe na men-

te do poeta, e tudo o que existe além dela é duro e sem cor,

por isso “Tormento ideal”, pois o eu lírico deseja e espera

o que não pode ter. Ao final do poema, explica o porquê

de sua condição: “Recebi o batismo dos poetas”. Assim, de

forma implícita, percebemos que ser poeta é viver em meio

a miragens como a beleza imortal, e desejar o impossível,

ainda que saiba da impossibilidade de conseguir. Para Llo-

sa (2004) e Paz (1982), a poesia não tem, necessariamente,

compromisso com a realidade, e sim, com o que poderia

existir para o eu lírico. Fabular, como também afirmou Cân-

dido (2011), faz parte do viver humano, de nosso desejo de

ser mais.

O poema demonstra visão ressentida sobre a socieda-

de e a beleza que o eu poético não vê no mundo. É o reflexo

real dos sentimentos de forma artística. Pela arte da palavra,

o autor revela a sua posição frente à sociedade: ser poeta

e triste por viver entre tantas coisas que ele julga estarem

incompletas. Assim, identificamos na poesia a aceitação da

sociedade por parte do eu lírico, ainda que essa sociedade

seja um tormento, característica própria do Realismo.

O ser humano tem suas diferentes ocasiões de tor-

mento; nem todos são idealizados como o do eu lírico, mas

nos trazem aprendizagens que podem ser relacionadas com

a poesia. Dessa forma, a interação com ela, por meio do

tema, pode contribuir com o conhecimento do mundo, do

ser humano, das diferentes emoções que alguém pode sen-

tir, expressar e se identificar.