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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

CONCLUSÃO

Enquanto vivemos, temos a necessidade de aprender

sobre nós mesmos, o outro e o mundo. Nesse processo de

aprendizagem, interagimos para atribuirmos sentido ao que

estamos aprendendo. Nesse sentido, a leitura literária pode

ser facilitadora das relações da pessoa com o mundo na sua

formação.

O ato da leitura literária pode favorecer o desmasca-

ramento de falsas ideias implantadas pela sociedade e ar-

madilhas discursivas. Também lemos criticamente para des-

velar contrastes e compreender melhor a complexidade dos

fenômenos e dos acontecimentos, a fim de que o mundo se

torne mais inteligível. Ler é uma tarefa que exige muito mais

do que decodificação de símbolos; a significação do texto

acontece a partir do repertório do leitor. O professor, na

condição de profissional aberto ao diálogo, que se interes-

sa e respeita saberes do educando, tem como necessidade

conhecer o seu aluno, saber de sua bagagem literária, seus

gostos e suas experiências.

No que se refere à estilística do poema, ela possibilita

a percepção da arte por meio da linguagem, o poder de sen-

sibilização que as rimas e a escolha das palavras pode trazer

ao leitor. A cadência dos versos também tem essa função de

sensibilizar. Logo, o leitor pode perceber o quanto o uso da

linguagem significa em determinados momentos. A expres-

são por meio da linguagem artística foi e continua sendo

instrumento de manifestação de ideias, valores, opiniões. A

poesia mostra-se como uma das formas de dizer a palavra e

conhecer mais sobre o mundo, o outro e nós mesmos.

Na poesia analisada percebemos que o tema “tor-

mento” e o significado que o eu lírico deu para ele torna

possível a reflexão sobre o assunto. Com isso, o aluno pode

desenvolver a própria autonomia ao aprender a identificar e

lidar com as emoções tanto suas, como do outro, facilitan-

do, assim, o convívio social. O gosto estético também pode

se desenvolver, facilitando a procura por outros textos que

possam despertar seu interesse. Os sensos críticos e refle-