Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1585 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1585 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1585

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

processo de conscientização que cria condições para que

o oprimido se aproprie também de um processo para sua

libertação. O método pedagógico de Paulo Freire “funda-

mentava-se nas ciências da educação”, e sua “teoria da co-

dificação e decodificação das palavras e temas geradores”

eram uma leitura do mundo, da realidade e, por isso, seu

método devia ser “submetido ao crivo da práxis” (LEME

2016, p.20). Ratificando isso, na obra Pedagogia do Opri-

mido, Freire nos diz que “os homens são seres da práxis.

São seres do quefazer” (2016, p.167) e a

práxis

, para Freire,

é ação transformadora, pois “não há revolução com

verba-

lismos

, nem tampouco com

ativismo

, mas com

práxis

, por-

tanto, com

reflexão

e

ação

incidindo sobre as estruturas a

serem transformadas” (2016, p.168).

Impõe-se a dialogicidade entre a liderança revolu-

cionária e as massas oprimidas, para que, em todo

o processo de busca de sua libertação, reconheçam

na revolução o caminho da superação verdadeira

da contradição em que se encontram, como um

dos polos da situação concreta da opressão (FREI-

RE, 2016, p.170)

Os que têm mantido a exploração e a dominação so-

bre os silenciados não desejam que tomemos consciência

da necessidade de buscarmos a libertação. Freire sentiu isso

na própria pele. Por defender ideias desse tipo “foi um dos

primeiros brasileiros a serem exilados” (LEME, p.20, 2016).

Citando Freire na obra “Conscientização”, Leme nos

recorda que a “revolução deve dar-se no campo da cultura,

da transformação social via conscientização e organização,

as quais não se dão sem a reflexão, sem a teoria da ação re-

volucionária” (2016, p.24). O que seria uma “ação revolucio-

nária” e como isso pode auxiliar o processo de libertação?

Uma ação é revolucionária quando tem a potencialidade de

modificar padrões até então existentes e por todos aceitos.

Na obra Pedagogia do Oprimido lemos que “Se as massas

populares dominadas se acham incapazes de atender à sua

vocação de ser sujeito, será pela problematização de sua