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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

dos verbos mais bonitos a serem conjugados. Eu esperanço

quando supero minhas limitações e vejo beleza no que tu

esperanças, para juntos esperançarmos uma realidade me-

lhor para todos. Somente quem tem consciência de seu pró-

prio inacabamento pode ter a humildade, virtude caracteri-

zada pela consciência das próprias limitações, de esperançar

os sonhos do outro. Os vaidosos não conseguem perceber

beleza e possibilidades nos sonhos do outro. Eles não es-

perançam, senão que apenas esperam que tudo seja como

sempre foi para que possam continuar sendo como sempre

foram, na maioria das vezes, à custa da coisificação de quem

fica impedido de ser. A vaidade é uma característica também

dos ditadores, dos autoritários, e não há esperança no au-

toritarismo, o que há ali é espera pacífica dos oprimidos, ca-

racterizada pela crença na possibilidade de obter resultados

positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida

pessoal, sem a exigência de uma ação concreta para que tal

resultado possa se manifestar.

Conscientização: compromisso com a transformação e a

libertação

Quanto à palavra libertação, é trabalhada no Dicioná-

rio Paulo Freire por Lauren Ila Jones, que inicia sua fala di-

zendo que “libertação é um conceito central no pensamen-

to freireano, intrinsecamente vinculado à liberdade, cons-

cientização e revolução” e que “Freire descreve a libertação

como uma práxis” (2008, p.247), “a educação libertadora é

um processo pelo qual o educador convida os educandos

a reconhecer e desvelar a realidade criticamente [...] não há

sujeitos que libertam e outros que são libertados já que não

há dicotomia entre sujeito e objeto. O libertar é dialógico”

(FREIRE

5

, 1985, p.102).

Freire nos diz sobre a coragem necessária para pôr

em prática um autêntico trabalho de educação como um

5

Citação feita pelo autor do verbete da fonte: FREIRE, Paulo. The politics of

education: culture, power, and liberation. Wesport, CT: Bergin and Garvey,

1985.