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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

de agentes transformadores” (LEME, 2016, p.16). Vemos, en-

tão que, ainda que tomemos consciência da nossa realidade,

se não formos agentes de transformação social as estruturas

estabelecidas permanecerão vigentes.

Quanto à palavra “conscientização”, no Dicionário

Paulo Freire, o verbete escrito por Ana Lúcia Souza de Frei-

tas nos esclarece que muitos creditam a Freire a criação do

termo. Mas, o próprio Freire, em sua obra

Conscientização:

Teoria e Prática da Libertação

, “atribui a origem do termo

à equipe de professores do Instituto Superior de Estudos

Brasileiros (ISEB) e a difusão desse à D. Helder Câmara, por

traduzi-lo para o inglês e para o francês” (2008, p.99). São

palavras de Freire: “Quando ouvi pela primeira vez o termo

conscientização, percebi imediatamente a profundidade do

seu significado, pois estava absolutamente convencido de

que a educação, como prática de liberdade, é um ato de co-

nhecimento, uma abordagem crítica da realidade” (FREIRE,

2016, p.55). Ana Lúcia Souza de Freitas segue, no Dicionário

Paulo Freire, nos esclarecendo o que seja a conscientização

destacando, em seu conceito, a importância do comprome-

timento humano diante do contexto histórico-social:

A conscientização, compreendida como processo

de criticização das relações consciência-mundo, é

condição para a assunção do comprometimento

humano diante do contexto histórico-social. No

processo de conhecimento, o homem ou a mulher

tendem a se comprometer com a realidade, sen-

do essa uma possibilidade que está relacionada à

práxis humana

. É através da conscientização que

os sujeitos assumem seu compromisso histórico

no processo de fazer e refazer o mundo, dentro de

possibilidades concretas, fazendo e refazendo tam-

bém a si mesmos.

De acordo com a autora deste verbete, na obra de

Paulo Freire é possível distinguir três momentos distintos de

emprego do termo conscientização. Um primeiro momen-

to em que ele foi entendido como finalidade da educação

no sentido de “provocar uma atitude crítica”; um segundo