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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

-se indispensável encontrar estratégias que aproveitassem

o potencial de aprendizagem dos alunos com deficiência,

valorizando o pressuposto de que a aprendizagem se faz na

relação entre sujeitos.

Assim, com a intenção de encontrar novas possibili-

dades educativo-pedagógicas para a inclusão escolar des-

sas estudantes, foi utilizada a metodologia intervencionis-

ta, composta por encontros mediados pela pesquisadora,

utilizando, como recurso pedagógico, o jogo educacional

digital. Os encontros de intervenção realizaram-se, princi-

palmente, no Laboratório de Informática da Escola.

Os instrumentos de coleta de dados foram obtidos

por meio de observações das alunas com DI nos encontros

de intervenção, de análise documental e de entrevistas com

profissionais da Escola. O referencial teórico, que orientou

o trabalho, baseou-se nos estudos de Lev Vygotski (1896-

1934), autor russo, cuja obra apresenta contribuições, prin-

cipalmente, nas áreas da Psicologia, Pedagogia e Linguística,

caracterizando-se como interdisciplinar. Essa característica

favoreceu incursões em diversos campos teóricos, dentre os

quais os fundamentos defendidos por Paulo Freire.

Dessa trajetória, destaca-se o eixo temático da amoro-

sidade (FREIRE) que permitiu definir a acolhida como pon-

to de partida da experiência realizada. Em Vygotski, foram

identificadas, de modo especial, informações referentes à

DI, às vias colaterais, à zona de desenvolvimento potencial,

ao trabalho colaborativo, o que serviu para serem encon-

tradas novas possibilidades educativo-pedagógicas frente

ao paradigma da inclusão social/escolar. Para tanto, a me-

todologia intervencionista previa a realização de encontros

mediados pela pesquisadora na coletividade. A partir daí, foi

possível transitar pelos pressupostos destacados por Freire,

tendo a acolhida como condição essencial à inclusão escolar

de duas alunas com DI.

O estudo indicou que uma mudança na metodologia

de ensino, contando com a ação mediadora da pesquisa-

dora, pautada, fundamentalmente, na acolhida ao educan-