Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1545 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1545 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1545

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

que lhe são disponibilizados. Entende a aprendizagem como

possibilidade social. No contexto sociocultural, o discente

assimila o conteúdo da experiência cultural, assim como os

métodos e os modos da conduta cultural e do pensamento.

Na realização do primeiro momento da intervenção, quatro

ideias buscadas em Freire (2016) estiveram presentes, orien-

tando os procedimentos metodológicos:

a) É preciso ousar para reorientar/ressignificar a práti-

ca inclusiva:

Com os sentimentos, com as emoções, com os de-

sejos, com os medos¸ com as dúvidas, com a paixão

e também com a razão crítica. Jamais com esta ape-

nas (...). A tarefa de ensinar é uma tarefa profissional

que exige (...) amorosidade, criatividade, competên-

cia científica, mas recusa a estreiteza cientificista...

(p. 29).

b) “O processo de ensinar, que implica o de educar e

vice-versa, envolve a ‘paixão de conhecer’ que nos

insere numa busca prazerosa, ainda que nada fácil”

(p. 30).

c) A ação metodológica vive a tensão dialética entre

teoria e prática: “Pensar a prática como a melhor

maneira de aperfeiçoar a prática. Pensar a prática

através de que se vai reconhecendo a teoria nela

embutida. A avaliação da prática como caminho de

formação teórica e não como instrumento de mera

recriminação...” (p. 34).

Em relação ao processo do saber, Freire (p. 180-181)

destaca:

Uma afirmação inicial que poderemos fazer ao nos

indagar em torno do processo de saber, tomado

agora como fenômeno vital é que, em primeiro lu-

gar, ele se dá na vida e não apenas na existência

que nós, mulheres e homens, criamos ao longo da

história, com os materiais que a vida nos ofereceu.

Mas é o saber de que nos tornamos capazes de

gestar que nos interessa aqui e não de certo tipo de