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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

ção, seus valores, seus objetivos” (CHIZZOTTI, 2008, p. 26).

Buscando inferir os resultados alcançados com este projeto

de intervenção, foram utilizados, para coleta de dados, os

seguintes instrumentos: observação, análise documental e

entrevista semiestruturada.

ANÁLISE

A análise interpretativa e discussão dos dados aufe-

ridos no desenvolvimento da proposta foram organizadas

em duas categorias: pensamento dos professores sobre

Educação Inclusiva na Escola e Efeitos da intervenção no

processo de aprendizagem do aluno com DI. Os dados re-

lativos à segunda categoria subdividiram-se em duas sub-

categorias: acolhida como ponto de partida e frações no

Scratch

. Com a intenção de atender ao propósito do even-

to, centra-se a análise somente na subcategoria “Acolhida

como ponto de partida”.

O momento da acolhida, durante a realização da in-

tervenção, foi proposto com o objetivo de possibilitar o es-

tabelecimento de vínculos entre pesquisadora e sujeitos da

pesquisa, o que foi fundamental para o desenvolvimento

do trabalho de investigação, visto que, nesta intervenção,

corroboro com Freire (1996, p. 103) quando afirma que: “O

clima de respeito que nasce de relações justas, sérias, humil-

des, generosas, em que a autoridade docente e as liberda-

des dos alunos se assumem eticamente, autentica o caráter

formador do espaço pedagógico”.

Salienta-se que, no momento da acolhida, se buscou

mostrar que, no contexto escolar, é possível alterações na

prática pedagógica, sem comprometimento do ensino e

da aprendizagem, como também, deixar os envolvidos e,

principalmente as alunas, mais descontraídas, participativas,

além de associar sentimentos positivos em relação à inter-

venção. Outro aspecto observado durante as atividades da

acolhida foi um maior protagonismo das alunas com DI pe-

rante seus colegas.