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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

funcionamento. Além dessa, temos a tarefa de repensar e

reorganizar nosso Projeto Político Pedagógico e nosso Regi-

mento Escolar. Tendo em vista, a perspectiva de educação e

gestão democrática. Além de conceber esses espaços como

possibilidade de exercício construtivo da autonomia. E pos-

sibilidades de diálogo e construção de sujeitos críticos da

história e na práxis construtores de sua autonomia.

Nessa perspectiva, de prática libertadora, da educação

progressista, a Escola em Tempo Integral Prof. Valdir Cas-

tro, consciente do nosso e do seu inacabamento, enquanto

instituição (nova) busca através, da autonomia, responsa-

bilidade, solidariedade, do dizer a palavra, dando a voz a

todas(os), a construção de uma educação que busque o

ser

mais

, a conscientização do sujeito espectador da história,

para constituir-se em sujeito consciente e fazedor da histó-

ria. Entre seus limites e possibilidades, procura a construção

coletiva dos tempos e espaços de formação permanente

docente, dialogando com a realidade da escola e sua comu-

nidade. Buscando na relação amorosa, mas que não se es-

quece da necessidade da liberdade e autoridade, a relação

educanda(o)/educadora(r) como parceiros na busca pelo

conhecimento crítico, pois ninguém educa ninguém, antes

educamo-nas(os) juntas(os), libertando-nas(os) da criticida-

de ingênua na direção da criticidade epistemológica.

Em tempos de incertezas políticas, de desmonte da

educação e de nossa jovem democracia já desgastada e

desacreditada, reafirma-se a Pedagogia do Oprimido como

atual e fundamental na construção de uma educação trans-

formadora do

status quo

.

Nesse contexto a organização e a resistência de uma

escola, que se propõe a educar

com

as classes populares,

fundamentam-se na Pedagogia da Esperança. Esperança

que se contrapõe à espera paralisada, fatalista, mas um es-

perançar – esperança com ação – ação no rompimento da

prática que se constitui em educação bancária. Na busca

pela libertação da situação de opressão, de oprimidas(os)

e opressoras(es). “No exercício crítico de minha resistência