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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Em sínteses, com base no que discute Dayrell (2007),

sobre a cultura juvenil e aspectos históricos e sociocultu-

rais, a socialização de saberes populares podem reforçar a

questão de obstáculos limitantes associados ao seu espaço

social, ao mesmo tempo que não são determinantes, pois

os sujeitos são seres humanos capazes de expressarem seus

sentimentos, percepções, valores, etc., fatores que o au-

tor considera fundamental para fazer parte do convívio, a

comunicação e interação com outros jovens. Ao realizar a

investigação temática, que neste texto buscou indicar algu-

mas questões que circundam os jovens da escola acompa-

nhada pela pesquisa, oportuniza-se maior possibilidade de

interlocução com a realidade vivenciada pelos mesmos, com

mudanças no currículo escolar e, em especial, nas discus-

sões que permeiam a sala de aula.

RESULTADOS ALCANÇADOS

Consideramos que existem diversas expressões cultu-

rais na Colônia Z3 que, em sua grande maioria, vinculam-se

a atividades socioeconômicas e socioambientais. Na relação

sociocultural vivenciada pelos sujeitos, identificamos que está

presente a prática da pesca artesanal, que gera “produtos cul-

turais” da região, como os artesanatos e a gastronomia.

Das atividades de expressão cultural que os jovens

educandos participam, no espaço da Colônia Z3, são poucas

as opções relatadas pelos jovens educandos. Ao terem de

optar entre atividades da pesca e a escola, muitos jovens

optavam pelo trabalho na pesca, deixando de ir na aula ou

chegando atrasado, embora que também relatam interesse

em não trabalhar com a pesca. Atualmente muitos educan-

dos têm esperança dividida entre concluir o Ensino Médio

e poder sair da Pescaria Artesanal. Entretanto, na busca por

problematização e discussões sobre o contexto dos jovens,

estão presentes algumas organizações governamentais, da

sociedade civil, da escola e da universidades que contribuem

para estimular o pertencimento e a identidade cultural da

Colônia de Pescadores Z3.