Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1522 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1522 / 2428 Next Page
Page Background

1522

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

de educadores e educadoras. Para isso aponta a importância

de perpassar o conhecimento ingênuo à

curiosidade episte-

mológica

, sendo esta a capacidade de aprender criticamente.

Sabemos que há conteúdos programados que de-

vem ser ensinados e/ou construídos no processo de ensino

aprendizagem nas escolas e isso não deve ser colocado de

forma secundária, aliás, um bom projeto político-pedagógi-

co cuidará de pensar, coletivamente, sobre conteúdos e for-

mas de ensiná-los. Não se trata de descartar os conteúdos e

muito menos ignorar o mundo já posto para os estudantes,

e sim refletir e contextualizar durante os processos de pes-

quisa e de ensino. Além disso, para

ser mais

(FREIRE, 1987,

p.72) se faz necessário o saber notório (experiência), mas

também o conhecimento já elaborado, ou melhor, o mundo

já posto, a tradição. Para Freire, a leitura de mundo e a rea-

lidade são muito importantes, porém não o suficiente para

atingir o objetivo de educação libertadora. É preciso ir além.

Hannah Arendt aponta em sua obra

Entre o passado e

o futuro

que:

a educação está entre as atividades mais elementa-

res e necessárias da sociedade humana, que jamais

permanece tal qual é, porém se renova continua-

mente através do nascimento, da vida de novos

seres humanos. Esses recém-chegados, além disso,

não se acham acabados, mas em um estado de vir a

ser”. (ARENDT, 2013, p. 234).

A autora ressalta a importância de percebermos que

a criança necessita que o adulto lhe apresente o mundo já

posto, porque o mundo já está dado, há tradições, conhe-

cimentos que precisam ser ensinados. A partir dessa pers-

pectiva podemos afirmar que ensinar exige generosidade e

competência profissional para um ensino de qualidade, que

reconheça as imbricações do fazer docente. O que ensinar?

Para que ensinar? Como ensinar? Em que momento é pro-

duzido conhecimento?

Podemos afirmar que a produção de conhecimento

e estímulo à capacidade criadora pode ocorrer durante as