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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

documental do projeto Escola Sem Partido; b) análise bi-

bliográfica das Obras

Política e Educação

e

Professora Sim,

Tia Não

. A etapa (a) estará engajada no levantamento de

argumentos apresentados como legitimadores do projeto,

enquanto a etapa (b) confrontará esses argumentos segun-

do o ponto de vista das competências esperadas dentro do

campo educacional. Os resultados esperados, levando-se

em conta o conhecimento prévio sobre o projeto analisa-

do, sugerem argumentos injustificáveis, corroborando para

a formação de sujeitos não-críticos, despreocupados com

a realidade social e intolerantes à pluralidade de manifes-

tações religiosas e culturais; exatamente o oposto que se

espera alcançar no ambiente escolar.

Palavras-chave:

Escola Sem Partido. Educação Ideológica.

Paulo Freire.

REFERÊNCIAS:

FILHO, Luiz Lopes Diniz.

Paulo Freire e a “educação bancá-

ria” ideologizada

. Disponível em:

<http://www.esco lasempartido.org/artigos-top/382-paulo-freire-e-a-e ducacao-bancaria-ideologizada>

. Acesso em: 11 abr.

2018.

FREIRE, Paulo.

Política e Educação:

ensaios. 5. ed. São Pau-

lo: Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo.

Professora sim, tia não:

cartas a quem ousa

ensinar. São Paulo: Olho d’Água, 1997.

The Open Syllabus Project: Opening the curricular black box.

Disponível em:

<http://opensyllabusproject.org/

>.

Acesso em: 13 abr. 2018.