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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

continuidade ao desenvolvimento humano, será o caos para

uma ruptura educacional.

É através desse discurso que não podemos acreditar

em mudança sem a participação desses indivíduos na sua

totalidade – professores, alunos, gestores, sendo esses res-

ponsáveis por fazer a educação acontecer, sem nos questio-

narmos intensamente sobre as formas como aprendemos as

práticas educativas ou sem inovações significativas de cada

indivíduo a partir daquilo que é vivido e organizado coleti-

vamente.

O avanço tecnológico está nos tirando a criança e

o jovem do seu convívio familiar, o meio de comunicação

através do diálogo, está cada vez mais distante das escolas,

das famílias. Os gestos, os toques não são mais por abraços,

e sim nas telas de computadores, celulares, games, etc.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Através das reflexões que tecemos ao longo do texto

ratificamos o compromisso de repensar o perfil de formação

dos profissionais da área. Hoje, devemos ter a esperança de

construir alternativas viáveis para as mudanças necessárias

em um sistema de educação inovador, onde se possa agi-

lizar mudanças, tanto na área da formação humana e pro-

fissional, como na área do conhecimento, onde se possam

estabelecer novas reivindicações em relação à formação de

um perfil mais integral e interdisciplinar dos profissionais

de Educação Física.

Nessa perspectiva, o desafio é um trabalho pedagógi-

co voltado para a formação onilateral do ser humano, que

possa propiciar aos formandos com contribuições teórico-

-práticos onde se desenvolva o pensamento crítico, a capa-

cidade de produzir sínteses, permitindo a cada formando

chegar ao perfil desejado enquanto profissionais de van-

guarda. E, por fim, carece proporcionar uma formação que o

permita conhecer a realidade sensível, desvendar seu movi-

mento e contradições, rompendo assim a visão fragmenta-

da que empobrece a leitura do real.