Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1334 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1334 / 2428 Next Page
Page Background

1334

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

para que os processos e os produtos, dessa parceria, sejam

mais significativos, reflexivos, leves e por que não, alegres.

Que esta carta possa encharcar vocês com a esperan-

ça de encontrar nas orientadoras e nos orientadores pelas

universidades e pela vida a fora um ser humano que acredite

na força da relação educador-educando, que saiba que “em

Freire, ensinar e aprender é, pois, biografar-se, existenciar-

-se, historicizar-se”. (FREITAS, In: STRECK, 2010)

E nesta edição comemorativa aos vinte anos do Fó-

rum de estudos: Leituras de Paulo Freire, que por meio dessa

carta pedagógica gostaríamos de homenagear e agradecer

essa orientadora que onde vai sempre leva o pensamento

e a prática freireana, que participa e ajuda a construir este

Fórum desde o seu nascimento.

Neste momento vamos finalizando por aqui, mas o

questionamento sobre o papel e a importância da/o orien-

tadora/or para as/os orientandas/os seguirá em escritas e

pesquisas posteriormente.

REFERÊNCIAS

BARBOSA, Joaquim Gonçalves; HESS, Remi.

O diário de pes-

quisa

: o estudante universitário e seu processo forma-

tivo. Brasília: Liber Livro, 2010.

FREITAS, Ana Lúcia Souza de.

Ensinar a aprender

(verbete).

In: STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Org.).

Dicio-

nário Paulo Freire

(p. 151). – 2ed., Belo Horizonte: Au-

têntica Editora, 2010.

ROSCOE, Alessandra.

Caixinha de guardar o tempo

. Ilus-

trações Alexandre Rampazo. São Paulo: Editora Gai-

vota, 2012.

SOUZA, Micheli Silveira de.

O Diário de pesquisa na for-

mação do educador pesquisador

: a experiência do

PIBID/Pedagogia. Trabalho de Conclusão de Curso

(Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação,

Pontifícia Universidade Católica do rio Grande do Sul.

Porto Alegre, p. 56. 2014.