Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1307 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1307 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1307

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

Desse modo, durante a pesquisa-formação, os par-

ticipantes do processo formativo vivenciam momentos de

aprendizagem que são definidas por Josso (2004) como: do

distanciamento, da implicação, da responsabilização e da in-

tersubjetividade. Pois, para a autora: “A experiência, as expe-

riências de vida de um indivíduo são formadoras na medida

em que, a priori ou a posteriori, é possível explicitar o que

foi aprendido [...], em termos de capacidade, de saber-fazer,

de saber pensar e saber situar-se” (JOSSO, 2004, p. 234-235).

Para compreendermos a construção de experiências

formadoras, precisamos elencar três modalidades de elabo-

ração, assim especificadas por Josso (2004, p.51):

a.

“ter experiências” é viver situações e

acontecimentos durante a vida, que se

tornam significativos, mas sem tê-los

provocado.

b.

“fazer experiências” são as vivências de

situações e acontecimentos que nós

próprios provocamos, isto é, somos nós

mesmos que criamos, de propósito, as

situações para fazer experiências.

c.

“pensar sobre as experiências”, tanto

aquelas que tivemos sem procurá-las

(modalidade a), quanto aquelas que

nós mesmos criamos (modalidade

b).As práticas de vivências, então, para

a constituição de experiências forma-

doras, requerem situações de interação

do sujeito consigo mesmo, com os ou-

tros, com o ambiente natural ou com

as coisas, as quais constituirão os as-

pectos interpretativos do processo de

formação.

Para Josso (2004), as etapas que constituem a pes-

quisa-formação, na prática de seminários, são: a apresen-

tação da proposta, as informações, discussão e negociação,

a narrativa oral e os comentários e análises das narrativas

escritas. A partir dessas etapas facultadas aos participantes,

possibilitamos o desenvolvimento da capacidade de autor-