Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1217 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1217 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1217

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

mo da codificação-descodificação, com o intuito de iniciar

a produção, por nós mesmo, do nosso sistema de gráficos,

esquemáticos, conceituais de compreensão da realidade

concreta. Trata-se de praticar, “não apenas conhecimento,

mas reconhecimento, sem o que não há verdadeira aprendi-

zagem” (Freire, 1967, p.125).

Resumindo, do ponto de vista analítico, o que preten-

demos é à medida que praticamos este método ativo, nos

conscientizemos em torno de sua problemática, em torno

de sua condição de pessoa, por isso de sujeitos, nos ins-

trumentalize para as nossas opções, tomadas de decisão

cotidianas. Aí, então, podemos afirmar que esta educação

mesmo nos politizará.

RESULTADOS ESPERADOS

Principal resultado esperado é a composição de Situa-

ções Existenciais que possibilitam a apreensão do conceito

de Cultura (Azevedo, 1943), destacando nós mesmos, no

mundo e com o mundo. Desta forma, nos colocaremos con-

tidos na Natureza e produtores de Cultura (transformação

científico-tecnológica). Além disso, pretendemos apresentar

como resultado esperado um processo de investigação te-

mática e redução temática, com temas geradores circunscri-

tos no cone da preocupação temática golpe de Estado 2016.

Em outras palavras, a constituição do referido currículo, im-

plementado em Círculo de Cultura, é o nosso arcabouço de

resultados esperados.

Convém ressaltar que já assumimos como tema do-

bradiça a transformação da realidade concreta, em nosso

caso golpe de Estado de 2016, pelos seres humanos, com os

seus trabalhos nas esferas dos poderes constitucionais (exe-

cutivo, judiciário e legislativo). Em outras palavras, o golpe

de Estado de 2016 será apresentado como produto do tra-

balho dos seres humanos sobre a realidade concreta.

O que é essencial, nesta produção de resultados espe-

rados, é fazer com que nossos educandos-educadores ajam

como “uma mulher, residente em um conventillo (cortiço)