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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

a prova do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Além

disso, a escola estadual do distrito, atualmente se encontra

em estado literalmente precário, sucateada fisicamente pelo

desvio de verba pública durante a obra da BR 392, e todos

os problemas de ordem política e econômica na educação,

no qual os professores do estado do Rio Grande Sul hoje

enfrentam.

Partindo desta realidade, através desta demanda foi

projetado pelo Educador Popular Vilmar Alves Pereira em

parceria com a Universidade Federal do Rio Grande – FURG

e a comunidade do Povo Novo; a implementação do Pro-

grama de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior

– PAIETS na localidade do Povo Novo, pois:

[...] o desejo expresso pela multidão que se mobili-

za nos cursos pré-vestibulares populares mostra-se

como uma potência que pode transformar-se em

luta organizada e constituinte pela universalização

do direito à educação e pela democratização do co-

nhecimento e da produção do conhecimento. (Nas-

cimento, 2007, p. 84).

O Pré-universitário Popular Povo Novo está vivencian-

do suas primeiras trajetórias, tendo seu início em novembro

do ano de 2017, através do primeiro encontro, recentemente

criado pela inquietação deste grupo de moradores gradua-

dos e graduandos. Além do educador acima já mencionado,

que é mentor de tantos outros projetos Pré-Universitários

distribuídos pelo município que sedia a Universidade Fede-

ral do Rio Grande – FURG.

A sede do Pré-universitário Popular Povo Novo, bem

como a organização entre os educadores, diferencia-se dos

outros pré-universitários, que recebem o amparo da FURG,

pois possui peculiaridades, dando ênfase a valorização, ao

comprometido e ao reconhecimento de pertencimento e de

origem de seus moradores. Sendo assim nossa sede encon-

tra-se na Paróquia Nossa Senhora das Necessidades, que

neste sentido compromete-se com a libertação dos oprimi-

dos, na figura do educador e mestrando Diego Noda, que