Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1081 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1081 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1081

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

Nesse sentido entende que uma das tarefas fundamen-

tais do educador progressista é a provocar, estimular e levar o

grupo a compreensão da realidade (Freire, 1998, p.92).

Para reforçar a ideia de transformação (Freire, p.93)

afirma que a sombra invasora do opressor precisa ser ex-

pulsa pelo oprimido, substituída por sua autonomia e res-

ponsabilidade. Para Freire a prática educativa é afetividade,

alegria, capacidade científica, domínio técnico a serviço da

mudança.

METODOLOGIA

O procedimento para este trabalho foi um estudo

bibliográfico a partir de textos, das obras em destaque na

produção de Paulo Freire e dos vídeos produzidos pelo Ins-

tituto Paulo Freire e disponibilizados pela Editora Dialogar

de Santa Catarina e que oferece o curso

on line

Primeiras

Palavras em Paulo Freire

. Metodologicamente nos apoiamos

na pedagogia de Paulo Freire para problematizar e entender

o pensamento de Freire como principal objetivo do estudo

e não trazer respostas.

Assim, percebemos que Freire ao pensar sobre a prá-

tica escolar se contrapõe ao sistema denominado de edu-

cação bancária, de ensino pré-estabelecido em aspectos de

funcionalidade e sem conexão com a realidade do educando,

onde a disposição do conhecimento é usualmente fornecida

de forma sistemática e global, o que fere a autonomia do

indivíduo na busca do conhecimento e enaltece formas de

ensino alienadoras e geradoras de pseudo-instruídos, uma

vez que não liberta o indivíduo, mas o aprisiona com análi-

ses e discriminação.

Após as leituras realizadas e feitas as discussões acerca

da pedagogia da autonomia, bem como análise dos vídeos

sobre a vida e a obra de Paulo Freire, podemos dizer que

o processo de libertação se busca coletivamente de forma

efetiva para atingirmos a mudança social almejada.

O educador tem um papel fundamental de liderança

no espaço pedagógico e em qualquer lugar que atue, que