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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Essa educação à libertação acontece por meio de um

método que fundamentou a Ação Católica chamado de ver-

-julgar-agir. Dessa maneira, ela não ocorre apenas por inter-

médio da teoria e em espaços formais, ela é uma educação

não formal e, por ser praticada por indivíduos das classes

populares é compreendida como popular, porque vem do

povo.

A EDUCAÇÃO LIBERTADORA NA AÇÃO DAS PASTORAIS

SOCIAIS

Ao compreender a educação como um ato eminente-

mente político é fundamental sustentar uma prática que se

direcione à libertação. Para isso, faz-se necessária a cons-

cientização do indivíduo de seu local de opressão para que,

enquanto oprimido, consiga perceber sua condição e se

libertar. A Igreja Católica, das Conferências de Medellín e

Puebla, passou a enxergar as situações concretas de margi-

nalização, opressão e pobreza na qual vivem inúmeras pes-

soas na América Latina. Assim, definiu sua identidade lati-

no-americana e assumiu o compromisso de ser uma Igreja

profética, das/os pobres e libertadora.

A partir desses documentos, nasce uma Igreja que

opta pelos pobres – na sua pobreza concreta - e se baseia

na TL. Leonardo Boff, um dos grandes nomes da TL, afirma

que a partir do engajamento político da Igreja e da opção

preferencial pelos pobres, é possível aproximar a teoria –

nesse caso, o evangelho – da prática – realidade em que as

cristãs e cristãos se encontram

3

. Sendo assim, ele afirma que

“o sujeito histórico desta libertação seria o povo oprimido

que deve elaborar a consciência de sua situação de opri-

midos, organizar-se e articular práticas que intencionem e

apontem para um sociedade alternativa menos dependente

3

Para se aprofundar mais nessa questão, pode-se visitar o trabalho de Ja-

queline Leandro Ferreira apresentado no II CONEDU. FERREIRA, L. J.

Paulo

Freire e a Teologia da Libertação: uma prática libertadora.

Disponível

em:

http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABA LHO_EV045_MD1_SA2_ID4333_10082015142823.pdf.

Acesso em: 26 abr.

2018.