Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações
Marcelo Salcedo Gomes
Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade do
Vale do Rio dos Sinos, com estudos na linha de pesquisa Mídias
e Processos Audiovisuais. Mestre em Ciências da Comunicação
pela mesma universidade, com estudos na linha de pesqui-
sa Midiatização e Processos Sociais. Bacharel em Jornalismo e
Fotografia Instrumental pela Universidade do Vale do Rio dos
Sinos. Tem experiência nas áreas de fotojornalismo, fotodo-
cumentarismo, teorias da comunicação, semiótica, midiatiza-
ção, fotografia publicitária e ensino de fotografia. Ganhador do
Prêmio Adelmo Genro Filho de melhor TCC 2011 concedido pela
Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).
Em sua pesquisa de mestrado, investigou a natureza comunica-
cional do contato viabilizado pela visualização da fisionomia e
presença humana nos retratos da revista National Geographic,
no contexto de uma sociedade em processo de midiatização. No
doutorado, pesquisa o rosto como qualidade comunicacional da
tecnocultura.
Maria Devanir Freitas Rodrigues Heberlê
Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Vale
do Rio do Sinos (Unisinos)- área de concentração Processos
Midiáticos (2015). Especialização em Relações Internacionais
pela Universidade Católica de Brasília (2008). Possui graduação
em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (1983).
É jornalista na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
(Embrapa) desde 1997. Na Embrapa atualmente atua na
Coordenadoria de Comunicação Mercadológica (CCM), na co-
bertura da área de Transferência de Tecnologia. É membro do
Comitê Técnico do Macroprograma 4 (2015 até o momento). É
consultora AdHoc para projetos de comunicação desde 2007. Foi
responsável pela elaboração do componente de Comunicação
para o projeto Suporte Técnico à Plataforma de Inovação
Agropecuária de Moçambique, em execução pela Embrapa, a
Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações
Exteriores (ABC) e a Agência Americana de Cooperação (USAID).