Redes digitais: um mundo para os amadores.
Novas relações entre mediadores,
mediações e midiatizações
Giovana Santana Carlos
Doutoranda em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio
dos Sinos (Unisinos), Mestre em Comunicação e Linguagens pela
Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), graduada em Comunicação
Social: habilitação em Jornalismo pela Universidade de Passo
Fundo (UPF). Foi professora substituta no curso de Jornalismo
na Universidade Federal de Viçosa (UFV), emMinas Gerais, entre
2012 e 2013. Suas pesquisas envolvem práticas de fãs, cultura
pop e cultura pop japonesa, literatura, cibercultura e estudos
de gênero e podem ser acessadas em http://gcarlos.wordpress.
com/producao-academica/.
Jairo Ferreira
Professor Titular I do Programa de Pós-Graduação em Ciências da
Comunicação da UNISINOS. Pos-doutor emcomunicação pela UNR
(Argentina). Formado em Jornalismo (UFRGS, 1982) e Ciências
Econômicas (UFRGS, 1992), e mestre em Sociologia (UFRGS,
1997) e doutor em Informática na Educação (UFRGS, 2002), com
sanduiche nos Arquivos Jean Piaget e na Unidade de Tecnologias
Educacionais da School of Psychology and Education, University
of Geneva (2000). Prêmio Capes-Paped 2001. Coordenou a criação
e é editor de Questões Transversais - Revista de Epistemologias
da Comunicação. Em 2016, formulou e coordenou o projeto
Seminário Internacional de Pesquisas emMidiatização e Processos
Sociais. Coordenou o Projeto/PROCAD intitulado “CRITICA
EPISTEMOLOGICA - Analise de investigações em curso, com base
em critérios epistemológicos, para desenvolvimentos reflexivos
e praxiológicos na pesquisa em Comunicação “, com pesquisado-
res da UFG, UFJF e Unisinos. Coordenou também o Projeto Escola
de Altos Estudos intitulado Midiatização, técnica e tecnologias
de informação e comunicação, que conta com a participação de
Bernard Miege, Serge Proulx e Patrice Flichy. Coordenou o GT de
Epistemologia da COMPOS entre 2004-2006. Organizou nove li-
vros e tem cerca de 70 capítulos e artigos publicados em torno dos
temas epistemologias da comunicação e midiatização. Atua prin-
cipalmente nos seguintes temas: epistemologias da comunicação,
midiatização, dispositivos, campos das mídias e circulação.