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5.6.2
A ferramenta GIR@SSOL comparada aos softwares SIGOR e Scremin
Um dos pontos fortes do SIGOR é a regularização dos transportadores de resíduos da
construção civil, já que, atualmente, muitos transportadores operam ilegalmente, o que,
muitas vezes, resulta em descarte irregular dos resíduos. Porém, com o sistema implantado, os
geradores só poderão contratar transportadores cadastrados neste e que foram validados pela
prefeitura. O sistema também permite a facilidade ao acesso à informação, agilidade na
emissão e no controle de documentos, rastreamento dos resíduos, regularização do transporte
e emissão de relatórios.
A ferramenta desenvolvida por Scremin (2007) permite discriminar em planilhas as
coletas de campo e assim conhecer o RCD do município avaliado, cadastrar agentes coletores,
geradores, áreas
de disposição irregular “bota
-
fora” e aterros, dimensionar sistemas de gestão
para pequenos volumes e ter acesso a literatura pertinente ao assunto RCD.
Fazendo um comparativo entre o GIR@SSOL e as ferramentas acima apresentadas
pode-se dizer que assim como o SIGOR, o GIR@SSOL tem a regularização dos transportes
de resíduos como foco principal, porém a metodologia utilizada é a de cadastramento tanto do
gerador como do transportador em uma interface única, fazendo com que os dados se cruzem
automaticamente e mostre na tela onde estão os focos de não coleta, podendo ser apresentados
na forma de planilhas ou gráficos, por região ou na totalidade do município, assim é possível,
em tempo real, avaliar a coleta do RCD.
Em relação ao sistema desenvolvido por Scremin (2007), pode-se verificar que tanto
um quanto outro, permite o gerenciamento da quantidade de resíduos gerada no município,
porém o GIR@SSOL permite esta avaliação setorialmente, por quadra ou região, o que é
vantajoso quando se fala em Sistema de Apoio à Decisão, visto que o local de descarte mais
apropriado é aquele que encontrasse mais próximo das fontes geradoras, visando o menor
caminho a ser percorrido entre o gerador e o destino final.
O que foi levado em consideração no GIR@SSOL e que nenhum dos outros sistemas
mencionou é a questão das obras irregulares, aquelas que não possuem o Alvará de
Construção e, por isso, tornam-
se invisíveis “aos olhos” do poder público. Estas obras, na
maioria das vezes são responsáveis pela coleta não eficaz desses resíduos, portanto, neste
caso, é imprescindível o apoio da população, que, ao acessar o sistema poderá informar onde
estão as obras que não possuem caçambas para a coleta de resíduos. Analisando-se mais estes
dados com os outros já mencionados, permite-se à prefeitura o conhecimento destas obras
irregulares.
CONCLUSÕES
De um modo geral pode-se afirmar que há um déficit no gerenciamento de resíduos de
construção civil no município de Palmas. Em consonância as demais capitais brasileiras,
Palmas está em constante expansão, o que ocasiona a demanda de construções e a geração de
resíduos, e este, conforme demonstrado, não está sendo gerenciado adequadamente. O volume
de resíduos coletados pelas empresas licenciadas e despejados em local regular é bem menor
do que o volume produzido. Ademais, a não realização de triagem para conhecimento da
natureza dos resíduos, e, a inexistência de uma usina de reciclagem, torna-os um verdadeiro
desperdício, uma vez que poderia reutilizá-los em obras e outros fins.
Tendo em vista que o setor de construção civil é um dos maiores geradores de resíduos
sólidos, a gestão dos mesmos torna-se uma prática imprescindível nos dias atuais. No entanto,
ressalta-se que os municípios não possuem por completo, uma eficiente disposição desse tipo
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