Table of Contents Table of Contents
Previous Page  931 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 931 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

931

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

lizarem suas primeiras reuniões de trabalho e intercâmbio,

identificaram a possibilidade de incorporar ao projeto pes-

quisadores da Universidade de Passo Fundo (UPF/Brasil), do

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)

e da Universidad de Málaga (Espanha).

Nesse sentido, como o projeto do EDITAL SECADI/

CAPES Nº 02/2014 tem seu término em 2019, os diferen-

tes movimentos de estudos, pesquisas e experiências serão

apresentados por meio da coletânea intitulada “Ensino Su-

perior e inclusão”, a partir da organização de três obras, as-

sim descritas: a obra, volume I, intitulada “Ensino Superior

”em movimento”: aproximações da inclusão pelos princípios

da Educação Popular”

6

, apresenta os aspectos históricos, po-

líticos, sociais e pedagógicos da UFFS, instituição de Ensino

Superior protagonista do projeto de pesquisa “CENTRO DE

FORMAÇÃO DE PROFESSORES – CEFORP - ”Estudos sobre

interculturalidade na universidade” com ênfase nas popula-

ções indígenas, afrodescendente e pessoas com deficiência,

que fora aprovado e financiado pela CAPES.

O livro de volume II, intitulado “Ensino Superior e in-

clusão: palavras, pesquisas e reflexões entre movimentos

internacionais”, é constituído do registro dos diferentes mo-

vimentos das instituições (UFFS, UNIOESTE, UPF, UNaM, IE/

ULisboa e Universidad de Málaga), com relação aos temas

de inclusão no Ensino Superior, a partir do projeto de pes-

quisa “Ensino Superior: inclusão e permanência dos Setores

Populares”, em que são parceiras.

Já o volume III, a ser publicado em 2019, agrega a

parceria entre grupos de pesquisa e pesquisadores de di-

ferentes IES com a intenção de divulgar estudos e resulta-

dos das investigações do projeto de pesquisa “Ensino Supe-

rior: inclusão e permanência dos Setores Populares”, o qual

6

LOSS, Adriana Salete; et al. (Orgs.). Ensino Superior “em movimento”:

aproximações da inclusão pelos princípios da Educação Popular. Curitiba:

Editora CRV, 2018.

______; VAIN, Pablo Daniel. (Orgs.). Ensino Superior e inclusão: palavras,

pesquisas e reflexões entre movimentos internacionais. Curitiba: Editora

CRV, 2018.