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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

matrículas e nem a garantia da permanência dos estudantes,

de modo especial, dos setores populares.

Nesse sentido, constituiu-se o projeto de pesquisa ob-

jetivando produzir conhecimentos acerca de como as uni-

versidades participantes, na perspectiva do estudo de caso,

desenvolvem políticas e programas ou ações afirmativas para

a inclusão de estudantes indígenas, afrodescendentes, pes-

soas com deficiências, de outros grupos dos setores popu-

lares, por exemplo, o estudante trabalhador, os migrantes e

imigrantes; grupos geralmente excluídos do Ensino Superior.

DOS MOVIMENTOS DE ESTUDOS, PESQUISAS E

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

O

Grupo de Educação Popular na Universidade – GRU-

PEPU

tem realizado projetos de pesquisa referentes ao es-

tudo de temas como: a) a evasão na Universidade Federal

da Fronteira Sul – UFFS, em parceria com a pró-reitoria de

Graduação; b) a Concepção sobre avaliação dos docentes e

discentes da UFFS, em que a pesquisa foi desenvolvida de

maio a 16 de junho de 2016 via sistema online; c) a apro-

vação de projeto no Programa de Desenvolvimento Aca-

dêmico Abdias Nascimento, do EDITAL SECADI/CAPES Nº

02/2014, com o título “Estudos sobre interculturalidade na

universidade” com ênfase nas populações indígenas, afro-

descendente e pessoas com deficiência.

Da aprovação do projeto no Programa de Desenvol-

vimento Acadêmico Abdias Nascimento, do EDITAL SECA-

DI/CAPES Nº 02/2014, em 2015 a Universidade Federal da

Fronteira sul (UFFS), a Universidade Estadual de Oeste do

Paraná (UNIOESTE), ambas do Brasil, e a Universidade Na-

cional de Misiones (UNaM) da Argentina, se compromete-

ram em desenvolver de forma conjunta intercâmbios de es-

tudantes brasileiros  da graduação e pós-graduação Stricto

Sensu na UNaM e investigações entre as instituições sobre

o tema “Inclusão no Ensino Superior”.

É importante destacar que as universidades inseridas

inicialmente no Programa, UFFS, UNIOESTE e UNaM, ao rea-